pt  |  en  |  es  |  fr
Rio de Janeiro, 22 de novembro de 2017
Área restrita -Entrar Quem Somos | Eixos temáticos | Equipe | Links | Contato
comentários

Luiz Clovis Belarmino - Pelotas

Senhores, parabéns pelo conteúdo e disponibilização de resultados de estudos sobre políticas públicas para a agricultura. Gostaria de aceder e/ou receber notícias sobre os atuais e futuros conteúdos, para fins de uso nas minhas atividades de socioeconomia na Embrapa. Agradeço pela atenção e consideração. Abraços

Ir para a lista completa

eixos temáticos Atualmente o OPPA desenvolve suas atividades a partir de seis eixos temáticos distintos:

Agro/bioenergia (com ênfase na análise do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel)

Crédito rural (em especial o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar))

Desenvolvimento territorial e sustentabilidade (com destaque para o exame do Programa de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais e no Programa Territórios da Cidadania)

Negociações agrícolas internacionais (com ênfase nas múltiplas influências do comércio exterior e da política externa sobre a agricultura familiar)

Reforma agrária (com destaque para a política de assentamentos rurais))

Soberania e Segurança alimentar (em especial na análise do Programa de Aquisição de Alimentos)

Além da reflexão sobre esses temas, a equipe de pesquisadores tem desenvolvido um conjunto de atividades complementares voltadas ao tratamento das questões teórico-metodológicas relacionadas à análise e avaliação de políticas públicas (não necessariamente aplicadas ao meio rural), e ao rebatimento local das políticas públicas de abrangência nacional. Esses dois últimos “exercícios” recortam todos os eixos temáticos, tanto no sentido de subsidiar a análise de políticas públicas específicas, quanto no exame de questões adjacentes, como aquelas relativas aos processos de descentralização e desconcentração das políticas públicas em regiões particulares, por exemplo.
Apoio
CPDA Universidade Federal de Santa Catarina CNPq Faperj Cirad IICA NEAD Ministério do Desenvlvimento Agrário Brasil