pt  |  en  |  es  |  fr
Área restrita -Entrar Quem Somos | Eixos temáticos | Equipe | Links | Contato
Políticas Públicas e Agricultura no Brasil
Políticas Públicas e Agricultura no Brasil

Polí­ticas públicas e agricultura no Brasil oferece ao público interessado um conjunto de trabalhos voltados ao exame de aspectos diferenciados e setoriais das polí­ticas públicas direcionadas ao meio rural brasileiro entre 1980 e 2000, perí­odo que atesta profundas transformações na estrutura do setor no contexto nacional bem como na forma e nos instrumentos utilizados para operacionalizar as polí­ticas agrí­colas e agrárias.

Sobre esse cenário são tratados detalhadamente alguns mecanismos e instrumentos de polí­ticas. Assim, sem esgotar os programas governamentais atuantes nesse intervalo, os textos abordam a polí­tica de ajuste estrutural e seu rebatimento no cenário externo, o programa de previdência social rural, a polí­tica de preços agrí­colas, o padrão de financiamento e o mecanismo de crédito rural, o exercí­cio da polí­tica fundiária e tributária, a questão da segurança alimentar no contexto do desenvolvimento rural.

O leitor poderá observar também que, além do exame minucioso dessas modalidades de polí­ticas, os artigos procuram destrinchar conceitos, retrabalhar categorias que, invariavelmente, se viram "problematizadas" pela realidade recente do agro doméstico, como a própria concepção rural, diferenciando-se da dimensão agrí­cola stricto sensu. A obra, que, entre os autores, conta com pesquisadores e especialistas oriundos de diversas instituições brasileiras, busca ainda um enfoque plural sobre os eixos abordados.

O livro volta-se aos estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de economia, sociologia, história, administração pública, polí­tica, agronomia e afins; aos pesquisadores e estudiosos do tema; aos leitores que trabalham com a elaboração e gestão de polí­ticas públicas; aos representantes de entidades em órgãos/conselhos relacionados ao desenvolvimento rural, entre outros profissionais.

Lista completa

Apoio

CPDA Universidade Federal de Santa Catarina CNPq Faperj Cirad IICA NEAD Ministério do Desenvlvimento Agrário Brasil