pt  |  en  |  es  |  fr
Área restrita -Entrar Quem Somos | Eixos temáticos | Equipe | Links | Contato
Políticas de Desenvolvimento Territorial e Enfrentamento da Pobreza Rural no Brasil: Estudos de Casos
Políticas de Desenvolvimento Territorial e Enfrentamento da Pobreza Rural no Brasil: Estudos de Casos

Em 2007, o Brasil detinha mais de 30% da pobreza latino-americana, o que correspondia a aproximadamente 58 milhões de pessoas. Grande parte desse contingente residia em áreas rurais, sendo que até bem recentemente as polí­ticas públicas de combate à pobreza não conseguiam atender a este público especí­fico. Nesse contexto, o debate atual sobre o desenvolvimento rural, e recentemente sobre o desenvolvimento territorial, fundamenta-se, entre outros aspectos, na observação da persistência interligada da pobreza rural e da desigualdade social e regional, e enquadra-se na discussão mais ampla sobre o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade.

A partir dessa perspectiva, o IICA, em parceria com o MDA e o apoio acadêmico do OPPA/CPDA, executou um projeto voltado à análise das polí­ticas públicas aplicadas ao meio rural nacional, contendo entre seus objetivos o enfrentamento da pobreza e das desigualdades regionais. Um dos resultados importantes dessa parceria são os estudos e proposições cujos conteúdos temáticos estão consubstanciados na publicação de dois volumes da Série de Desenvolvimento Rural Sustentável, organizada pelo IICA/Fórum DRS.

Os textos contidos no primeiro número intitulado "Polí­ticas de Desenvolvimento Territorial e Enfrentamento da Pobreza rural no Brasil" contêm os elementos para uma agenda pública de enfrentamento da pobreza e inclusão socioprodutiva sustentável. O segundo número, com o tí­tulo idêntico, incorpora à temática, objeto da publicação, os resultados de seis estudos de caso selecionados como representativos das macrorregiões brasileiras, apresentando uma análise aprofundada dos alcances e desafios para a execução de ações territoriais diferenciadas de enfrentamento da pobreza rural e das desigualdades sociais.

BAIXAR O LIVRO

Lista completa

Apoio

CPDA Universidade Federal de Santa Catarina CNPq Faperj Cirad IICA NEAD Ministério do Desenvlvimento Agrário Brasil