pt  |  en  |  es  |  fr
Área restrita -Entrar Quem Somos | Eixos temáticos | Equipe | Links | Contato
comentários

Luiz Clovis Belarmino - Pelotas

Senhores, parabéns pelo conteúdo e disponibilização de resultados de estudos sobre políticas públicas para a agricultura. Gostaria de aceder e/ou receber notícias sobre os atuais e futuros conteúdos, para fins de uso nas minhas atividades de socioeconomia na Embrapa. Agradeço pela atenção e consideração. Abraços

Ir para a lista completa

O Rural Brasileiro na Perspectiva do Século XXI
O Rural Brasileiro na Perspectiva do Século XXI

A coletânea "O Rural Brasileiro na Perspectiva do Século XXI", organizada pelos professores Sergio Pereira Leite e Regina Bruno, faz parte das comemorações dos 40 anos do Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento Agricultura e Sociedade, da UFRRJ (CPDA/UFRRJ), celebrados em 2016 e 2017. A ideia é dar visibilidade e trazer para a reflexão uma produção ainda inédita e qualificada da casa, resultado das atividades de pesquisa, trabalhos de orientação, apresentações em congressos e em encontros, consultorias e assessorias etc.

Para tanto, foi reunida uma série de capítulos de docentes, muito deles em parceria com orientandos discentes, ex-discentes e colaboradores, todos com o reconhecimento da importância do olhar interdisciplinar – uma das marcas do CPDA – na reflexão dos processos sociais identificados com o nosso objeto de estudo e buscando, assim, assegurar um olhar plural sobre o tema e a preocupação em entender as significações e a atualidade de processos e questões.

A coletânea encontra-se dividida em três partes, ou blocos, que buscam dialogar entre si, além do prefácio de Maria de Nazareth Baudel Wanderley. A primeira parte aborda de forma abrangente os diferentes significados do rural contemporâneo, tratando de analisar situações específicas que marcam a compreensão e o reconhecimento desses processos em diferentes áreas de estudo. A parte subsequente volta-se sobre a análise de processos e mobilizações sociais que envolve um número expressivo de novos e velhos atores, bem como as diferentes redes estabelecidas a partir dos mesmos, buscando evidenciar a emergência de conflitos e disputas em diferentes áreas de estudo. O último bloco da coletânea enfatiza o tratamento das políticas públicas em diversos setores e níveis, problematizando desde a concepção e o contexto político que caracterizam o Estado brasileiro até os processos de mediação examinados à luz da capacidade de implementação de um número diferenciado de instrumentos de programas governamentais.

Faça o download do livro: O Rural brasileiro na Perspectiva do Seculo XXI - LEITE Sergio_BRUNO Regina.pdf

Lista completa

Apoio
CPDA Universidade Federal de Santa Catarina CNPq Faperj Cirad IICA NEAD Ministério do Desenvlvimento Agrário Brasil