pt  |  en  |  es  |  fr
Rio de Janeiro, 21 de setembro de 2017
Área restrita -Entrar Quem Somos | Eixos temáticos | Equipe | Links | Contato
comentários

Luiz Clovis Belarmino - Pelotas

Senhores, parabéns pelo conteúdo e disponibilização de resultados de estudos sobre políticas públicas para a agricultura. Gostaria de aceder e/ou receber notícias sobre os atuais e futuros conteúdos, para fins de uso nas minhas atividades de socioeconomia na Embrapa. Agradeço pela atenção e consideração. Abraços

Ir para a lista completa

quem somos A atual equipe do OPPA envolve a participação de sete professores do CPDA (Claudia Schmitt, Georges Flexor, Jorge Romano, Leonilde Medeiros, Nelson Delgado, Renato S. Maluf e Sérgio Pereira Leite), de um pesquisador do CIRAD (Philippe Bonnal, que figura também como pesquisador-convidado do CPDA), de dois professores da UFSC-Universidade Federal de Santa Catarina (Ademir Cazella e Lauro Mattei), além de quatro assistentes de pesquisa em tempo parcial, ambos doutorandos do CPDA (Catia Grisa, Karina Kato, Silvia Zimmermann e Valdemar Wesz Junior) e de uma secretária (Diva Faria). Para algumas atividades e pesquisas o Observatório tem contado, adicionalmente, com colaboradores temporários. Uma apresentação detalhada do grupo encontra-se na chamada Equipe desta página.

Embora várias políticas e/ou programas referidos na apresentação dos eixos temáticos tenham tido seu início em momentos anteriores, a periodização privilegiada pelas análises do OPPA é aquela que compreende o período pós início do século XXI, o que não impede obviamente revisitar o contexto anterior dessas intervenções. Predomina, adicionalmente, nas análises desenvolvidas no grupo, o conjunto das políticas públicas implementadas a nível nacional, envolvendo os mais diversos atores sociais (incluindo o governo e seus diferentes órgãos) que interagem diretamente no processo de formulação, decisão, implantação e avaliação dos programas respectivos.
Apoio
CPDA Universidade Federal de Santa Catarina CNPq Faperj Cirad IICA NEAD Ministério do Desenvlvimento Agrário Brasil