pt  |  en  |  es  |  fr
Área restrita -Entrar Quem Somos | Eixos temáticos | Equipe | Links | Contato
apresentação

O Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura (OPPA) constitui-se num grupo de pesquisa integrado ao Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA), ligado ao Departamento de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (DDAS), do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O OPPA está registrado na base dos Diretórios dos Grupos de Pesquisa do CNPq, com a chancela da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRRJ.

O Observatório foi criado em agosto de 2005 por professores pertencentes ao quadro do CPDA com o objetivo de acompanhar, analisar e debater um conjunto de políticas públicas e programas governamentais direcionados ao meio rural brasileiro. Para tanto, foram definidos seis eixos temáticos de trabalho, que estruturam as pesquisas e o trabalho do grupo.

Entre as atividades desenvolvidas pelo Observatório, encontram-se a realização de estudos específicos; a promoção de eventos (debates, workshops e seminários especializados); a publicação de boletins mensais de análise de políticas públicas, além de outras publicações, e o clipping e sistematização de notícias da grande imprensa sobre os temas abordados pelo grupo.

Além do apoio institucional do CPDA/DDAS/ICHS/UFRRJ, o OPPA tem recebido a colaboração e/ou financiamento de diversas instituições, tais como: ActionAid Brasil, ActionAid Americas, Centre de Coopération Internationale de Recherches Agronomiques pour le Développement (CIRAD), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (NEAD/MDA).

Quem Somos

Projeto GAPRA
Governança alimentar e práticas das famílias agrícolas: uma abordagem pelos fluxos de provisão de alimentos e a multilocalização familiar, 2017-2018.

O projeto “Governança Alimentar e PRAticas das famílias agrícolas: uma abordagem pelos fluxos de provisão de alimentos e a multilocalização familiar (GAPRA)” tem por objetivo principal compreender o papel diferenciado da governança alimentar em sistemas alimentares familiares caracterizados pela multilocalização familiar (migrações) e intervenções institucionais no Haiti e no Brasil. A questão principal de pesquisa é como as políticas públicas e a ajuda alimentar interferem nas práticas das famílias agrícolas, diferenciando-as e intervindo em sua segurança alimentar? Os resultados esperados do projeto são (1) acadêmico e metodológico com a produção de conhecimento e a aplicação de uma abordagem inovadora que permita compreender a complexidade do vínculo entre as práticas de provisão de alimentos das famílias agrícolas e a governança alimentar, e (2) operacional com a discussão dos resultados pelos e com os principais atores da governança alimentar nacional e a formulação de recomendações para o apoio à decisão.

livros
Sistemas y políticas de innovación para el sector agropecuario en América Latina

Sistemas y políticas de innovación para el sector agropecuario en América Latina

O pesquisador Frédéric Goulet é organizador do livro "Sistemas y polí­ticas de innovaci... ( leia mais )

Lista completa

Apoio

CPDA Universidade Federal de Santa Catarina CNPq Faperj Cirad IICA NEAD Ministério do Desenvlvimento Agrário Brasil